De volta a Sao Paulo, recebi um querido amigo de Portugal, o psicólogo e artista plástico Jose Manuel Rosa.
Foto: Meu amigo, o artista plástico e psicólogo, Jose Manuel Ramos Rosa conhecendo comigo o Museu da Língua Portuguesa em São Paulo
Ele esteve por uns dias no Brasil para entregar umas obras de arte de sua autoria para uma exposição na Granja Viana, em São Paulo.
Foto: Pessoa e Lisboa, em Acrílico, de José Manuel Rosa.
Ele veio também para estar com alguns amigos do Brasil, como por exemplo, a artista plástica Eliana Kertsz, que estava por terminar mais uma bela escultura, na qual teve uma participação.
Eliana Kertsz é uma das mais importantes escultoras brasileiras da atualidade, com mais de 10 anos de carreira partindo do contraponto da estética moderna e criando as charmosas “Gordas”.
Eliana tem esculturas expostas em alguns países e em várias cidades do Brasil, incluindo em Salvador, de onde acabo de chegar, e que tive a oportunidade de visitar.
Neste monumento, “As meninas do Brasil”, as esculturas estão expostas desde dezembro de 2004, em Ondina – Salvador. “Este monumento é uma homenagem às três raças do Brasil – negra, branca e índia.
São elas Damiana, Mariana e Catarina que, em nome da Bahia, saúdam o Brasil e o mundo com alegria e paz. Fundidas em bronze, as esculturas possuem, em média, três metros de altura cada uma e já podem ser consideradas um cartão postal da cidade. Cada uma das “gordinhas” está olhando para a sua região de origem: Damiana para a Africa, Mariana para Portugal e Catarina para o interior do Brasil.
Foto das esculturas em Salvador:
Foto: As Meninas do Brasil, de Eliana Kertsz, em Ondina, Salvador.
Meu amigo José Manuel Rosa tem trabalhos expostos e vendidos aqui no Brasil, no Canadá, e em países da Europa.
Foto: Raposa, de José Manuel Rosa
Foi uma alegria encontrá-lo aqui, no Brasil, e levá-lo a conhecer alguns locais da cidade de São Paulo, entre eles o MASP, o Museu da Língua Portuguesa, Mosteiro de São Bento, etc.
Ele já regressou a Europa, mas com certeza levou boas recordações de nosso país.
Foto: Namorados ao Luar, de José Manuel Rosa
Foto: Azulejo, de José Manuel Rosa
Canto da Iara é uma alusão ao canto da sereia e homenagem à minha infância... homenagens a todos os personagens que ilustraram meus tempos de menina, sereias, fadas, gnomos, anjos. Imaginação? Fantasia? Não sei... mas tempos bons ficam pra sempre na memória...
Sereia e Golfinhos.... realidade da alma
"A única coisa imutável no Universo é que tudo é mutável" Ditado Chines.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário